Na sociedade brasileira, todo cidadão deve seguir as leis, cumprir as regras e andar com toda sua documentação em dia para não ter problemas com a lei.
Os cidadãos brasileiros devem cumprir regras, leis e sempre estar com toda a sua documentação em dia, para que possam comprar, vender e também para que possam seguir suas vidas normalmente.
No trânsito não é diferente, o condutor também deve estar com toda sua documentação em dia, para poder conduzir seu veículo, e se um cidadão pretende vender ou doar seu veículo, ele deve cumprir todas as leis necessárias e ter a documentação certa para isso também.
Como se viu, ter a documentação necessária é importante, em diversas situações e no artigo de hoje, nós vamos te explicar tudo sobre o DUT (Documento Único de Transferência), para que você entenda melhor sobre esse importante documento.
Antes dos próximos tópicos, temos uma dica, se você foi multado, não se preocupe! Recorra com a Resolv Multas!
Nós te oferecemos uma consulta grátis, analisamos cada detalhe do seu caso e recorremos pra você.
O que é o DUT?
O documento único de transferência mostra que um veículo passou de um dono para outro, ele é necessário em casos de vendas de veículos, para a comprovação que o veículo mudou de proprietário.
Não é obrigatório que o condutor ande com este documento no veículo, mas, é necessário que o novo dono tenha essa documentação, esse documento será válido até que o veículo troque de dono novamente.
O DUT, também pode ser chamado de CRV (Certificado de Registro do Veículo), porém, mesmo tendo nomes diferentes, eles se referem ao mesmo documento.
O DUT é uma espécie de comprovante, que mostra quem era o antigo proprietário e quem é o atual, nós vamos te mostrar quais são as informações necessárias para que você preencha corretamente essa documentação e não tenha problemas.
Como preencher seu DUT
Para um condutor poder fazer o seu DUT, ele deve acessar o site do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) do Estado dele e baixar um modelo de DUT, então, é só realizar o preenchimento do documento com atenção e autenticar as assinaturas do vendedor e do comprador em cartório para que não aconteçam problemas.
O DUT deve conter o valor do veículo, nome do antigo e do atual dono e algumas outras importantes informações, preencha com atenção e com cuidado.
Conclusão
O documento único de transferência é de extrema importância, ele é feito sempre que um veículo muda de dono, por venda para um para qualquer pessoa, seja amigo ou parente, não importa, sempre que um veiculo trocar de proprietário, o DUT deve ser feito.
Esse documento deve ser preenchido com atenção, pois é um comprovante muito importante.
E não se esqueça, se você foi multado e quer recorrer, recorra com uma empresa que realmente pode te ajudar, recorra com a Resolv Multas!
Nós contamos com profissionais competentes e extremamente qualificados, toda nossa é equipe composta por funcionários dedicados que estão sempre em prontidão para te ajudar.
Nós te oferecemos uma consulta gratuita, analisamos todos os detalhes do seu caso e recorremos pra você.