Sempre que um condutor comete uma infração de trânsito ele está infringindo uma das leis presentes no CTB (código de trânsito brasileiro), quando um condutor comete uma infração ele é punido com uma multa, o que pode trazer muitas outras punições para o condutor.
Receber uma multa pode fazer com que o condutor fique sem o direito de conduzir seu veículo por muito tempo, por meses, e em alguns casos, por anos, além do pagamento de valores altos de multas, cassação da carteira de habilitação, etc.
Sempre que um condutor comete uma infração, ele recebe as punições de acordo com gravidade da infração que ele cometeu, por exemplo, infrações médias têm punições mais brandas do que infrações graves, e assim por diante.
No artigo de hoje, nós vamos te explicar o que acontece com o condutor que é reincidente em multas gravíssimas (comete uma multa gravíssima mais de uma vez).
Antes dos próximos tópicos, temos um conselho pra você, se você foi multado e pretende recorrer, recorra com a Resolv Multas!
Nossa equipe te oferece uma consulta gratuita, analisa todo seu caso com atenção aos detalhes e recorre pra você.
O que é uma infração gravíssima
Quando um condutor comete uma infração de trânsito, ela pode ser leve, média, grave ou gravíssima, e o infrator recebe punições de acordo com a gravidade da infração cometida, ou seja, a multa gravíssima é a que carrega as punições mais pesadas entre todas as multas.
Um condutor deve cometer qualquer tipo de infração, mas, as infrações gravíssimas devem ser evitas ao máximo, para que o condutor não sofra com as punições dela.
Quais as punições para reincidentes em punições gravíssimas
A reincidência de uma multa gravíssima é caracterizada quando o condutor comete a mesma infração no período de um ano (12 meses), isso pode gerar muitas consequências para o cidadão
A reincidência de uma multa gravíssima pode dobrar o valor da multa (que já é considerado alto) e pode fazer com que o condutor tenha sua CNH cassada, caso o condutor seja reincidente em algumas das infrações citadas no artigo 263 do CTB.
A cassação da CNH é a punição mais pesada de todo CTB, ela deve ser evitada ao máximo, na cassação da CNH o condutor literalmente perde o direito de dirigir por dois anos, e após isso ele tem que refazer todo processo para retirada da CNH, se quiser voltar a dirigir.
Conclusão
Apresentamos as consequências da reincidência em multas gravíssimas, esse tipo são as multas que tem as punições mais pesadas de todo CTB, o condutor reincidente nesse tipo de multa pode ter sua CNH cassada, além de ter que pagar multas com valores absurdos.
O cidadão deve evitar cometer infrações de trânsito, e principalmente ser reincidente, seja ela gravíssima ou não, procure uma empresa de recurso de multas e recorra as suas multas, para não sofrer com punições injustas.
Se você foi multado e não quer sofrer com as punições, recorra com a Resolv Multas!
Nossa equipe te oferece uma consulta gratuita, analisa todo seu caso com atenção aos detalhes e recorre para que você não seja punido.